Não confunda tristeza com depressão. Aprenda a identificar as diferenças.
Podemos afirmar que a tristeza é pontual, geralmente decorrente de uma perda real ou simbólica de um parente, um amigo, um animal de estimação, ou mesmo a perda de um emprego.
Quando estamos tristes, na maioria das vezes, identificamos com clareza o motivo da nossa tristeza. É um estado que costuma durar alguns dias ou até aproximadamente 2 meses, tempo necessário para elaborarmos essa situação de perda.
A depressão e seus estados depressivos são bem diferentes. Pode estar contida ou não uma sensação de tristeza, contudo, ela é uma sensação difusa. Não sabemos exatamente porque estamos tristes. Dormimos muito ou pelo contrário, dormimos pouco, não temos apetite, ou comemos em demasia. Sentimo-nos apáticos, sem energia para realizarmos as tarefas cotidianas ou nos sentimos sobressaltados e muito ansiosos.
Coisas que realizávamos com facilidade e prazer, passam a ser realizadas com dificuldade, esforço e sofrimento, então é hora de pensar em buscar ajuda médica.
A capacidade de nos sentirmos tristes é um sinal de saúde.
Como vivemos em uma sociedade em que as pessoas parecem estar muito desconectadas de si mesmas, poder identificar e reconhecer seus sentimentos bons e ruins é o primeiro passo para se buscar uma maior qualidade de vida.
Hoje... Eu estou triste... mas acredito que amanhã será um novo dia!!
No comments:
Post a Comment