Domingo é dia de reunir a família e preparar um almoço especial. Se você ainda tem dúvidas sobre qual o melhor cardápio, escolha uma massa. O motivo? Em 25 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Macarrão. Para preparar o prato preferido dos italianos, basta escolher entre as dezenas de formatos existentes -como penne, ninho, ravioli, rondeli, tortelini, espaguete ou talharim - e o molho.
O Dia Mundial do Macarrão foi criado em 1995 em Roma, capital italiana, durante o 1º congresso internacional sobre o alimento.
Segundo o chef Gianni Carboni, o espaguete é, sem dúvida, o tipo de massa preferido pelos italianos. Enquanto os brasileiros adoram um bom penne (acho porque são os mais fáceis de comer). O costume de cortar massas longas, como o espaguete e o talharim, é considerado um crime na Itália. A forma correta de comer é enrolando o macarrão no garfo (vale ajudar com uma colher) para degustar melhor o molho que o acompanha.
O segredo de um bom macarrão está nos detalhes. Os ingredientes devem ser de boa qualidade. O cozimento deve ser com bastante água e um fio de azeite. Outro costume dos brasileiros que para os italianos não faz sentido é o de passar o macarrão na água fria, depois que ele já está cozido, esperando pelo molho no escorredor. Juntar a massa com o molho ainda na panela é o que deixa o prato saboroso.
O molho precisa ter ingredientes frescos e harmônicos. As variedades de massas são infinitas, então o complemento tem que gerar uma certa alquimia.
Seja você italiano ou não, uma coisa eu tenho certeza... um macarrão bem preparado, com as pessoas que você ama ao redor da mesa, não tem dia melhor!!
Ainda dá tempo de você convidar as pessoas, comprar os ingredientes que por ventura você não tenha e preparar um almoço maravilhoso!! Hummm... que delícia!!!
No comments:
Post a Comment