É um transtorno alimentar que caracteriza-se pela preocupação exagerada com o tipo de alimento consumido, e afeta 2% da população de países como os Estados Unidos.
Os ortoréxicos acreditam que apenas as comidas naturais(sem químicas, aditivos ou agrotóxicos) fazem bem ao organismo... até aí tudo bem...
O problema se inicia quando a preocupação com a alimentação começa a tomar grande parte do dia destes indivíduos. Os ortoréxicos não medem esforços para comprar seus alimentos: percorrem longas distâncias e pagam valores muito superiores aos dos alimentos comuns. Além disso, esses indivíduos se recusam a comer na casa de amigos e parentes por não saberem o que será servido. Quando deixam de cumprir com os seus objetivos, são tomados por grande sentimento de culpa e em seguida tornam-se ainda mais radicais, o que aponta o caráter doentio do seu comportamento.
A ortorexia pode acarretar graves prejuízos à saúde, caso o ortoréxico não substitua os alimentos que evita consumir por outros que lhe ofereçam o mesmo complemento nutricional. Entre as consequências mais negativas encontram-se quadros de anemia, desnutrição, perda de massa óssea e carência vitamínica. Já o isolamento social é um prejuízo às vezes mais difícil de reparar do que os próprios danos físicos.
Assim como os outros transtornos alimentares mais conhecidos, ela exige ajuda profissional para superar o problema.
Vamos buscar alimentação saudável, mas sem exageros!!
No comments:
Post a Comment